quinta-feira, setembro 06, 2007

Basquetebol: Milagre da selecção lusa nos jornais espanhóis

Pela primeira vez, damos hoje destaque a um feito desportivo que encheu de orgulho todos os portugueses. Mais uma bofetada de luva branca na arrogância de muita gente...

Os jornais espanhóis desportivos de hoje contam nas suas páginas o "milagre" do apuramento da selecção portuguesa de basquetebol para a segunda fase do Europeu, mas, ainda assim, o Sport "manda" Portugal para casa.
"Portugal conseguiu a surpresa, mas qualificou-se a Letónia", é o título da crónica do jornal catalão ao histórico triunfo de quarta-feira da formação lusa sobre os ex-soviéticos, texto "fabricado", naturalmente, antes do desaire espanhol.
Certo de que os campeões do Mundo somariam o 29º triunfo consecutivo face à Croácia, o jornalista do Sport fez o comentário antes de nova surpresa (os croatas venceram por 85-84), falando de um empate a três, entre Portugal, Croácia e Letónia, que não aconteceu.
Ainda assim, o diário catalão não deixa de enaltecer o triunfo de Portugal, lembrando que os comandados de Valentyn Melnychuk quase não precisavam do desaire dos espanhóis, já que, "a sete minutos do final, chegaram a liderar por 17 pontos (61-44)".
Os outros diários desportivos souberam, pelo contrário, esperar pelo fim do jogo da Espanha: "Portugal ganha e qualifica-se, graças ao triunfo da Espanha", escreve a Marca.
"Portugal, a tímida selecção que parecia estar no EuroBasket como em outro Planeta, teve ontem um sonho, que se cumpriu da forma mais inesperada, com uma vitória croata sobre a Espanha, com a qual ninguém contava", acrescenta o diário madrileno.
A Marca, que na véspera tinha classificado o conjunto luso como o "joguete" do Europeu, diz agora que Portugal "vive o sonho de jogar com os melhores", enquanto a Letónia, "vai para casa".
«Portugal consegue o milagre e Letónia chora na despedida», titula, por seu lado, o AS, na crónica do jogo da equipa lusa, falando de uma equipa "à beira de um enfarte" a seguir o jogo da Espanha. O diário madrileno fala mesmo das "crónicas dos jornalistas lusos que tiveram de ser cortadas": "houve milagre, mas Portugal mereceu-o", escreve o AS. Por seu lado, o Mundo Deportivo fala do "apuramento histórico para a segunda fase" de uma equipa que "não estava no Europeu desde 1951.
Em resumo, a imprensa espanhola percebeu que Portugal também sabe jogar basquetebol, o que na véspera era mentira: "Portugal é um bom comparsa de jogo amigáveis, mas sem basquetebol de categoria para competir a este nível. Voltarão muito breve a casa", disse o AS.

E quanto aos próximos adversários, à Grécia e a Israel já ganhámos umas vezes...

Sem comentários: