quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Hillary Clinton pede ajuda a Espanha para receber presos de Guantanamo

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, pediu hoje ao Governo espanhol que receba prisioneiros de Guantanamo, afirmou o chefe da diplomacia espanhola Miguel Angel Moratinos, após o primeiro encontro oficial com a nova administração norte-americana.

Depois de um esfriamento das relações diplomáticas entre os dois países nos últimos anos, o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol realçou, em declarações aos jornalistas, que está aberta claramente uma nova etapa diplomática com o governo de Barack Obama.
Durante o encontro, que demorou cerca de 20 minutos, Clinton pediu "ajuda para a solução deste drama, desta tragédia inaceitável que são os presos de Guantanamo", assegurou Moratinos.
"Respondi que Espanha está em princípio disposta a colaborar com o acolhimento de alguns presos sempre e quando as condições jurídicas forem aceitáveis (...) caso a caso", precisou.
Obama assinou a 22 de Janeiro passado um decreto que define o encerramento dentro de um ano do centro de detenção de Guantanamo, onde permanecem mais de 200 prisioneiros.
"Abriu-se uma nova etapa nas relações entre os EUA e a Espanha, mais próximas, mais frutíferas", realçou Moratinos à saída do encontro.

O primeiro contacto ao mais alto nível entre a nova administração de Barack Obama e as autoridades espanholas aconteceu na passada sexta-feira com um encontro, em Miami, entre o rei Juan Carlos I, Moratinos e o chefe do Conselho de Segurança Nacional, general James Jones.
No encontro, Clinton e Moratinos analisaram ainda a situação no Médio Oriente, a cooperação energética e na América Latina, acrescentou o chefe da diplomacia espanhola.
"Deve haver uma nova estratégia norte-americana face à América Latina, os desafios e os reptos da América Latina necessitam de trabalho não só de Espanha e da União Europeia, mas também de uma administração mais interessada na América Latina, não apenas em Cuba", concluiu.

E pensar que Portugal é que teve a ideia de receber os prisioneiros de Guantanamo...

1 comentário:

Anónimo disse...

España debe acoger a todos los presos de Guantánamo....