quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Portugal: Luís Amado em Singapura para desenvolver relações bilaterais

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, deslocou-se a Singapura, país que Portugal gostaria de ver como plataforma para o desenvolvimento de relações com a região da Associação de Nações do Sudeste Asiática (ASEAN).

"O objectivo essencial é constituir também em Singapura uma plataforma de desenvolvimento de relações com a região da ASEAN", afirmou Amado, que se encontra no país a convite do homólogo George Yeo.
O ministro considerou que a região da ASEAN "tem um grande potencial económico e que é já hoje um importante mercado para as exportações portuguesas, bem como para as da União Europeia".
"A partir de Singapura desenvolve-se uma importante influência de ponto de vista económico e comercial", frisou.
"Também dada a referência cultural que existe, ainda hoje, em Singapura da presença portuguesa há aqui um espaço importante para a afirmação da nossa relação histórica com toda esta região", adiantou.

O ministro referiu que, após a abertura do Centro de Negócios em Singapura, em 2008, haverá a partir de Outubro de 2009 uma representação diplomática portuguesa no país.
"Durante muitos anos não tivemos condições políticas para ter uma acção política e diplomática agressiva nesta região devido à negociação da nossa posição relativamente a Timor-Leste", disse.
"Mas nos últimos anos, passo a passo, consistentemente, estamos a procurar aprofundar as relações com toda essa região e Singapura é hoje uma plataforma importante para o desenvolvimento dessas relações", frisou.

Sem comentários: