quinta-feira, fevereiro 12, 2009

São Tomé e Príncipe: Ex-líder do Batalhão Búfalo detido

O ex-líder do Batalhão Búfalo e presidente da Frente Democrática Cristã (FDC), Arlécio Costa, foi hoje detido, informou fonte policial são-tomense.
A mesma fonte disse que outras pessoas ligadas ao antigo Batalhão Búfalo foram detidas juntamente com Arlécio Costa, que, em 2003, protagonizou uma tentativa de golpe de Estado.

Até ao momento, não é conhecida a razão para estas detenções.
O advogado de Costa, Levi Nazaré, confirmou a detenção do seu cliente, mas disse não ter ainda mais informações, uma vez que ainda não falou com ele.
As autoridades são-tomenses ainda não emitiram nenhum comunicado.
Reunidos desde as nove da manhã, nenhum membro da Assembleia Nacional se pronunciou sobre os acontecimentos da noite de hoje na capital são-tomense.
Esta manhã, São Tomé despertou com um forte aparato militar e policial junto do edifício da empresa Falcon Group, sede do antigo batalhão Búfalo e actual sede da Frente Democrática Cristã (FDC).
Durante a noite, os militares foram postos em estado de alerta, as estradas foram vigiadas e a sede da empresa e do FDC encontrou-se cercada por efectivos das Forças Armadas e da polícia.
Um forte perímetro de segurança rodeou também o palácio presidencial, o palácio do chefe de Governo, e o quartel das Forças Armadas, na capital são-tomense.

O dispositivo de segurança em vários pontos da cidade foi aliviado ao fim da manhã de hoje.
Contactado o embaixador de Portugal em São Tomé, Fernando Ramos Machado, disse apenas que "a situação está calma" e remeteu outras declarações para mais tarde.
Arlécio Costa é um antigo elemento do célebre "Batalhão Búfalo", unidade de efectivos angolanos, moçambicanos e são-tomenses do exército sul-africano durante o "apartheid", e esteve às ordens de Jonas Savimbi (UNITA) em Angola.

Foi também um dos autores do golpe de Estado de 16 de Julho de 2003, liderado pelo major Fernando Pereira, formado na Academia Militar de Lisboa. Os autores do golpe protestavam contra as condições dos militares nos quartéis, os salários em atraso e o material militar obsoleto. Neste golpe, participou ainda o então vice-presidente da FDC, Sabino dos Santos.
A 23 de Julho do mesmo ano, foi assinado um memorando de entendimento, que previa a reinserção social dos membros do ex-Batalhão Búfalo.

Arlécio Costa foi ainda um dos envolvidos na tentativa de eliminar a SWAPO, do ex-Presidente namibiano, Sam Nujoma, antes da independência da Namíbia, em 1990, e pertenceu às forças de segurança da "empresa de mercenários" sul-africana Executive Outcomes.
O Falcon Grup é um projecto turístico sul-africano previsto para São Tomé, lançado há cinco anos, e visa a inserção social dos são-tomenses do antigo batalhão de mercenários sul-africano.

Sem comentários: