quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Senador americano vê "tremendas oportunidades" em Portugal

A inter-relação de empresas portuguesas e norte-americanas são o mote para a presença de Marc Pacheco no TagusPark

O Senador do Massachusetts, Marc R. Pacheco, lusodescendente, apresenta esta quarta-feira, em Oeiras, uma acção de sensibilização para parcerias entre empresas e instituições académicas portuguesas e norte-americanas para actuarem em conjunto em África.
"Vejo tremendas oportunidades de parceria entre empresas de biotecnologia e farmacêuticas do meu Estado e empresas e instituições sedeadas no TagusPark para se criarem novos negócios e empregos dos dois lados do Atlântico", afirmou o Senador.

O político luso-americano tenciona promover de imediato uma parceria entre o Instituto Biotecnológico do Massachusetts (BIM), empresas farmacêuticas e organismos congéneres portugueses para criação de oportunidades de expansão em Angola e Moçambique.
"Tenho acompanhado a expansão das empresas chinesas sobre os mercados dos países africanos de expressão portuguesa, como Angola e Moçambique", constatou, perguntando: "Porque não fazemos nós o mesmo?".
Interrogado sobre o plano de estímulo à economia que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acaba de assinar, considerou-o "extremamente importante" para o financiamento estadual, dos serviços de saúde e para a criação e manutenção de postos de trabalho.
"Acredito que o plano vai lidar convenientemente com diversos assuntos, nomeadamente ligados com o financiamento estadual, protecção contra a execução de hipotecas e manutenção dos sistema de saúde e segurança social", afirmou o mesmo.
O pacote inclui reduções fiscais para a maioria dos trabalhadores e atribui dezenas de milhar de milhões de dólares aos Estados para travarem os cortes nos investimentos e o aumento do desemprego.

Quanto à eventualidade de ser o próximo embaixador dos EUA em Portugal, Marc R. Pacheco reconheceu ter "bastantes apoios" entre eminentes figuras políticas do seu Estado, como dos Senadores Kerry e Kennedy e de outros membros da Delegação do Congresso.
Sem querer adiantar mais nada, admitiu que o seu nome "está a ser considerado" pela Casa Branca e que oportunamente "o presidente tomará uma decisão que, seja qual for, será a do melhor interesse dos EUA".
O Senador luso-americano reúne-se, este quarta-feira, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e com o ex-presidente do Governo Regional dos Açores e da Assembleia da República, Mota Amaral.

Sem comentários: