quinta-feira, maio 14, 2009

TVE emite hino espanhol em diferido por causa dos assobios

A televisão pública atribui a um erro humano a omissão dos assobios, na versão do hino que passou durante o intervalo. Adeptos do Barcelona e do Athletic Bilbau vaiaram a “Marcha de Granaderos” e os reis de Espanha, que estavam a assistir nas bancadas à final da Taça. A imprensa espanhola apelidou o acto de "censura".

Já era de esperar. Parte dos adeptos do Barcelona e do Atlhletic Club assobiaram o hino espanhol quando este começou a ser tocado no estádio Mestalla, em Valência, onde se disputou a final da Taça de Espanha, ganha pelo Barcelona (4-1). Milhares de pessoas quiseram sobrepor com vaias o som do hino quando os jogadores estavam no campo antes do início do jogo. Com a assobiadela dos adeptos bascos e catalães quando a “marcha de Granaderos” passou nos altifalantes do estádio, durante largos 50 segundos, a Televisão Espanhola, que transmitia o jogo em directo, aproveitou o momento para mostrar imagens de San Mamés e na Catalunha, local onde estavam milhares de seguidores do Athletic e do Barcelona, e deixou os telespectadores sem escutar o protesto das pessoas que foram ao estádio. De acordo com o "AS", "não se viu em directo uma só imagem dos jogadores a ouvir o hino".

Assim que terminou a primeira parte, a TVE ofereceu à audiência a versão do hino espanhol, mas em diferido e sem que se conseguisse ouvir os assobios nem as tarjas que muitos levaram para o estádio. A imprensa espanhola apelida este acto de “censura”.A cadeia de televisão emitiu, depois, um comunicado a pedir desculpas pelo sucedido e atribuiu a um erro humano a suposta falha técnica. Aos assobios, no estádio podia também ver-se uma tarja enorme no lado dos adeptos do Barcelona: “We are nations of Europe, Good Bye Spain”, somos nações da Europa, adeus Espanha, com uma fotografia de Rajoy e Zapatero por baixo, escreve o "El País". Segundo a "Marca", o locutor da TVE, Juan Carlos Rivero, pediu desculpa por não ter podido oferecer o hino em directo, mostrando também os jogadores e imagens de adeptos "bem comportados" nas bancadas.

1 comentário:

Anónimo disse...

the spanish national day parade.....zapatero is booed?