terça-feira, setembro 28, 2010

Ensinem História a Ramos-Horta, por Orlando costa

in Notícias Lusófonas
De visita a Portugal, o presidente timorense precisa de quem lhe diga que Cabinda está ao mesmo nível do Saara e de Timor-Leste. Mas esses não serão, com certeza, Cavaco Silva e José Sócrates

O chefe de Estado timorense já se encontra em Portugal para uma visita de trabalho de oito dias. Entre outros, José Ramos-Horta terá encontros com o seu homólogo português, Cavaco Silva, com o presidente do Parlamento, Jaime Gama, e com o primeiro ministro, José Sócrates. No dia 4 de Outubro, Ramos-Horta receberá o colar da Academia das Ciências, proferindo em seguida uma comunicação sobre “A Emergência do Oriente”. Do programa oficial da visita não consta, tanto quanto é público, nenhuma aula de História. O que é pena. Certamente que seria útil a Ramos-Horta aprende um pouco mais sobra esta matéria, não precisando sequer de recuar muito.

Mostrando alguns conhecimento dos tempos modernos, o também Nobel da Paz, considera que Marrocos deve honrar os compromissos que assumiu com a comunidade internacional para realizar o referendo no Saara Ocidental.
Mais ignorante está, no âmbito da Lusofonia, ao não ter visão, ou conhecimentos, sobre o que se passa na colónia angolana de Cabinda.

Será que alguém o pode elucidar? Ou será que Ramos-Horta pensa como o seu homólogo português, Cavaco Silva, que Angola vai de Cabinda ao Cunene?
É que pensar assim... também pensava a Indonésia quando considerava que Timor-Leste era uma sua província. Certo?

Quando o Presidente da República timorense recebeu as cartas credenciais do novo embaixador da República Árabe Saaraui Democrática (RASD), salientou que “o problema do Saara Ocidental já se arrasta há mais de 30 anos”.
Exactamente. Tal como o de Cabinda que começou em 1975 quando Portugal rasgou os acordos que tinha com o povo de Cabinda. Rasgou-os mas não conseguiu que fossem esquecidos por muitos. Muitos onde, apesar de uma causa semelhante, não consta José Ramos-Horta.
Timor-Leste libertou-se em 1999 e restaurou a sua independência em 2002, mas a questão do Saara que tem similaridade histórica e à luz do Direito Internacional, continua por ser resolvida”, observou no dia 1 de Junho o Presidente timorense.
E que tal Ramos-Horta pedir ajuda aos seus preclaros assessores, ou aos não meno ilustres anfitriões lusos, para perceber que, afinal, Cabinda está ao mesmo nível do Saara e de Timor-Leste?

É natural que Ramos-Horta não saiba a história de Angola e de Cabinda, ou apenas conheça a versão do regime do MPLA, partido que está no poder desde 1975. Se, por exemplo, os mais altos representantes políticos de Portugal nada conhecem, ou fingem não conhecer, da história do seu país, é natural que o presidente timorense também seja ignorante nesta, como noutras, matérias.

Resta a certeza de que, um dia destes, ainda vamos ver Cavaco Silva e Ramos-Horta, entre muitos outros, entre quase todos, a dizer também que devido a uma mudança no contexto geopolítico, Cabinda não é Angola e o Tibete não é China.

Sem comentários: