quarta-feira, setembro 29, 2010

Medvedev anuncia visita às ilhas Kuril e desagrada o Japão

O presidente russo, Dmitri Medvedev, anunciou hoje que pretende visitar num futuro próximo as ilhas Kurilas, que também são reivindicadas pelo Japão, numa entrevista concedida em Petropavlovsk-Kamtchatski, no extremo oriente do país.

"Vou (à Kurilas) decididamente num futuro próximo". "Infelizmente, as condições meteorológicas impedem-me de subir já para o avião", acrescentou Medvedev, dando a entender que pretendia fazer a visita imediatamente.

O governo japonês pediu ao presidente russo que desista dos planos.

O porta-voz do governo do Japão, Yoshito Sengoku, afirmou que Tóquio deu conta da sua posição ao lado russo. Questionado se o Japão solicitara de maneira explícita ao presidente russo que desistisse de visitar as ilhas em disputa, Sengoku respondeu: "Sim, isso é correcto".

O Japão e a Rússia mantêm uma divergência sobre quatro ilhas do arqhipélago e as Kurilas, chamadas de Territórios do Norte pelos japoneses.
A 18 de Agosto de 1945, três dias depois da rendição do imperador Hirohito que encerrou a Segunda Guerra Mundial, os soviéticos ocuparam e depois anexaram as ilhas, que nunca tinham pertencido a Rússia.

Sem comentários: