sexta-feira, setembro 17, 2010

PM de Cabo Verde visita EUA

José Maria Neves, primeiro-ministro de Cabo Verde, parte hoje para os EUA, onde irá permanecer uma semana para participar na Assembleia Geral da ONU e na reunião de alto nível das Nações Unidas sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

O PM indicou numa conferência de imprensa que, na visita, vai também assistir a um encontro da Fundação Clinton para a Iniciativa Global, reunir-se com a administração do Millennium Challenge Corporation (MCC) e com a direcção do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ONUD).

No encontro com a administração do MCC, o primeiro-ministro cabo-verdiano disse ser sua intenção analisar as propostas de apoio financeiro a projectos de educação e saneamento a integrar num previsível segundo compacto do Millennium Challenge Account (MCA), cujo montante está ainda por definir, uma vez que termina em Outubro próximo o primeiro pacote.

A reunião com a direcção do PNUD destina-se a avaliar os projectos de desenvolvimento em Cabo Verde, enquanto na que terá com a Fundação Clinton serão abordadas questões relacionadas com os "desafios da humanidade".

José Maria Neves aproveitará também a estada para encontros bilaterais, nomeadamente com os seus homólogos da Rússia, Croácia e Eslovénia, com quem pretende assinar acordos quadro de cooperação, e com a comunidade cabo-verdiana em Nova Jérsia e em Brockton, onde inaugurará um balcão da Casa do Cidadão.

Sem comentários: