quinta-feira, janeiro 06, 2011

Bens de consumo "Made in Portugal" vendem na China

O Scirocco verde-alface exposto frente à Volkswagen de Sanlitun, na zona oriental de Pequim, é mais do que um novo modelo da marca alemã: aquele veículo representa o sector de maior crescimento nas exportações portuguesas para a China.
Lá dentro temos um outro modelo made in Portugal”, diz um vendedor do stand apontando para um Eos descapotável branco, fabricado também na Auto-Europa, em Palmela.

O aumento de cerca de 60% registado este ano nas exportações portuguesas para a China deve-se em grande parte ao sector automóvel.
De acordo com as alfândegas chinesas, nos primeiros oito meses de 2010, as vendas de veículos e peças de automóveis portugueses para a China quintuplicaram em relação a igual período do ano anterior, representando 24% das exportações.

Aquele sector facturou cerca de 11,6 milhões de dólares (cerca de 9 milhões de euros), mais do que as “máquinas e ferramentas” e os “metais e artigos de metal”, que no conjunto constituíram um terço do total.

A segunda maior economia do mundo, com um crescimento anual médio de quase 10% ao longo das últimas três décadas, a China está agora empenhada em fomentar o consumo interno.
Entre janeiro e novembro de 2010, as exportações portuguesas para a China subiram 60,7%, para 618 milhões de dólares (cerca de 472 milhões de euros), e se a tendência se mantiver, ultrapassarão os mil milhões de dólares em 2011.


Pedras ornamentais e cortiça continuam a vender-se bem na China, mas há novos produtos a tentar implantar-se no grande mercado chinês, nomeadamente vinho, azeite, móveis e artigos de casa.

O stand da Volkswagen em Sanlitun confina com um dos bairros diplomáticos de Pequim e fica também perto do concorrido “Village”, uma nova urbanização desenhada por um consórcio de Hong Kong, com dezenas de lojas, boutiques, restaurantes, cafés e oito salas de cinema.

Nos supermercados da zona, entre as mercadorias importadas que enchem as prateleiras, veem-se bolachas, vinhos, azeites, conservas e outros produtos portugueses.
A lista inclui ainda móveis, sapatos, confeções, atoalhados e outros artigos de casa.

Sem comentários: