terça-feira, janeiro 11, 2011

Moçambique: Índia quer negociar mais reservas de carvão

O governo da Índia quer negociar com Moçambique a concessão de mais reservas de carvão, para garantir a sustentabilidade do crescimento industrial do país, afirmou hoje em Maputo o ministro indiano do Carvão, Sriprakash Jaiswal.
Sriprakash Jaiswal manifestou o interesse da Índia durante um encontro com a ministra moçambicana dos Recursos Minerais, Esperança Bias, no âmbito da visita que realiza ao país.

A Índia já detém dois blocos de carvão na província de Tete, centro de Moçambique, - a província com o maior potencial carbonífero no país - que vai começar a explorar nos próximos dois anos, através da empresa Minas de Moatize.

Jaiswal referiu que o carvão é matéria-prima essencial para o desenvolvimento da economia indiana, sendo a fonte de 51% da energia produzida no país.
Mas o interesse indiano pelo carvão moçambicano não se limita apenas a alimentar a indústria da Índia. O país está também disponível para ajudar Moçambique a aproveitar o seu potencial carbonífero em prol das indústrias nacionais, declarou o dirigente indiano.

Sem comentários: