quarta-feira, janeiro 26, 2011

O World Service (WS), da BBC, vai deixar de difundir em cinco línguas. Uma delas é o Português para África. A decisão está ligada aos cortes que a estação pública britânica está a levar a cabo em diversos sectores.
Apesar de o WS agrupar num mesmo grupo a transmissão de conteúdos em Português para África e Brasil, desconhece-se se este país emergente vai igualmente ficar sem serviço. Nas notícias difundidas pela própria BBC só se fala em cortes para o WS em Português para África.
As outras quatro línguas que vão ficar sem emissão da BBC são o Albanês, o Macedónio, o Sérvio e o Inglês para o Caribe.

Espera-se que estas medidas - que vão originar o despedimento de 650 pessoas - possam poupar à estação britânica 46 milhões de libras (53 milhões de euros) por ano.

A BBC - que hoje vai começar a informar as pessoas visadas por estas decisões - espera vir a poupar algum dinheiro depois de o Governo ter diminuído drasticamente as subvenções ao canal público.
Em Outubro passado, o governo informou a BBC o ministério dos Negócios Estrangeiros deixaria de financiar o WS. Este serviço, que começou em 1932, custa actualmente 272 milhões de libras (316 milhões de euros) anualmente e estima-se que tenha uma audiência global de 241 milhões de pessoas nas plataformas rádio, televisão e Internet.

A BBC deverá hoje fazer uma declaração acerca destes cortes que se deverão desenrolar ao longo dos próximos dois anos. Sabe-se, porém, que dois terços dos postos de trabalho que virão a ser cortados sê-lo-ão nos primeiros 12 meses.
Uma redução dos programas em outras sete línguas deverá igualmente ser anunciada em breve.

Sem comentários: