quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Ministro brasileiro diz que preços da Galp levaram à desistência da compra pela Petrobras

A compra da Galp Energia não era vantajosa para a petrolífera brasileira, diz o membro do Executivo.
O ministro de Minas e Energia brasileiro, Edison Lobão, afirmou que os preços cobrados foram a justificação para a Petrobras ter desistido de comprar a participação que a italiana Eni tem na Galp Energia.

Segundo o Estado de São Paulo, os preços não se inseriam nos parâmetros de obtenção de lucros para a empresa, nas palavras do ministro.
A Petrobras examinou essa possibilidade de associação com a Galp, mas chegou à conclusão de que no momento ela não é vantajosa aos interesses da Petrobras”, referiu Lobão sobre as negociações oficialmente terminadas a 7 de Fevereiro.

Inicialmente, aquando da notícia da desistência das negociações para a concretização do negócio, o Expresso tinha referido os atrasos sucessivos causados nas negociações, que envolviam o Ministério das Finanças, a Sonangol e a Américo Amorim, como o motivo para que a entrada da petrolífera brasileira na Galp não tivesse acontecido.
Previa-se que a empresa passasse a deter 25% do capital da cotada portuguesa, sendo que os restantes 8% que combinavam a propriedade total da Eni seriam comprados pelo Estado português para, posteriormente, serem colocado junto de outros investidores.

A italiana, segundo o seu CEO, Paolo Scaroni, não está em conversações para vender a participação que detém na Galp.
Por outro lado, os angolanos da Sonangol estão dispostos a substituir a empresa brasileira, noticiou o Negócios na semana passada. Estes têm 45% do capital da Amorim Energia, que por sua vez controla 33,34% da Galp.

De acordo com a publicação Estado de São Paulo, uma cláusula contratual previa que a Eni permanecesse no capital da empresa liderada por Faria de Oliveira até 30 de Dezembro de 2010, tendo Sócrates fechado um acordo com Lula da Silva que previa a aquisição.
A petrolífera nacional segue a cair 0,85% para os 15,075 euros, tendo já estado a cotar na sessão de hoje nos 14,95 euros. É a cotada que mais está a pressionar o PSI-20. Já a Petrobras quebrou ontem 0,96% para os 26,96 reais.

Sem comentários: