terça-feira, fevereiro 22, 2011

Ministro das Finanças foi ao Japão dizer que Portugal não precisa de ajuda

Teixeira dos Santos (TdS): "Não precisamos de ajuda, Portugal está a esforçar-se".
Não há a necessidade de pedir ajuda. Nem TdS fez qualquer pedido ao Japão.

O país "está a tentar alcançar as suas metas fiscais. A situação é diferente da Grécia e da Irlanda", disse o ministro ao responsável pela mesma pasta no Japão, segundo o jornal japonês Nikkei. TdS encontra-se naquele país do Oriente para impulsionar o interesse dos investidores japoneses em Portugal.

O ministro quer que a economia nacional consiga financiar-se nos mercados e frisou que dois terços do total do montante para reembolsar a dívida com maturidade em Abril e Junho já estão garantidos. Dessa verba, cerca de 70% dizem respeito a investidores estrangeiros.

O ministro das Finanças não acredita que as taxas de juro de longo prazo continuem nos níveis actuais, acima dos 7%, cita a Reuters. Certo é que não têm havido tréguas.

As garantias deixadas pelo responsável pela pasta das Finanças portuguesas surgem um dia depois de terem sido conhecidos os dados da execução orçamental em Janeiro, com o défice a encolher 360 milhões de euros (31,4%).

Mas também ontem o BCE veio deixar um novo aviso: é "urgente" resolver o problema português.
Esta terça-feira, o Jornal de Negócios noticia que equipas do BCE e da Comissão Europeia estão em Lisboa para avaliar as contas públicas e a solidez do sistema bancário. Na agenda têm visitas aos principais bancos e ao Ministério das Finanças.

Sem comentários: