quarta-feira, abril 04, 2007

Hawai: Luso-americanos unem-se a porto-riquenhos

As comunidades luso-havaiana e porto-riquenha da ilha de Maui, no estado norte-americano do Hawai, estão lançadas num projecto que irá dar a ambas um centro cultural comum.

O centro vai chamar-se Heritage Hall e vai ficar situado em Paia, uma localidade histórica da época das plantações de açúcar na ilha e onde trabalharam milhares de portugueses.
«Tanto o meu avô materno como o meu avô paterno trabalharam na fábrica de tratamento da cana do açúcar de Paia, hoje já desaparecida» - disse Audrey Rocha Reed, uma luso-americana envolvida no projecto, na sua qualidade de secretária da Portuguese Organization of Maui.

A comunidade luso-havaiana há muitos anos que vinha alimentando o projecto de construir um centro cultural próprio, pelo que inicialmente foi rejeitado o plano de construção conjunta com a comunidade porto-riquenha.

Audrey Rocha Reed tem já um rascunho quanto aos conteúdos do futuro centro cultural português que vai funcionar dentro do Heritage Hall: «O centro que eu concebo», disse, «vai ser um lugar onde poderemos encontrar expostos objectos típicos usados pelos antigos imigrantes portugueses, as lanternas, os ferros de engomar a carvão, pratos e panelas antigas, um sistema de Internet através do qual as crianças de origem portuguesa poderão contactar umas com as outras em qualquer parte do mundo. Vejo as crianças da Madeira e dos Açores a dialogarem por via electrónica com as do Hawai, a discutirem projectos de preservação dos mares e a fazerem amizades enquanto trabalham em conjunto».
«Esperamos ter um portal com materiais em português e em inglês para vários níveis etários, música portuguesa, aulas de folclore português, demonstrações de cozinha portuguesa, ensinaremos como os nossos avós coziam o pão português ao ar livre e manteremos uma base de dados sobre as famílias que emigraram para o Hawaii, estabelecendo árvores genealógicas.

Audrey Rocha Reed espera reformar-se do J. Walther Cameron Center em 30 de Abril próximo, entrando no dia seguinte ao serviço do Heritage Hall como voluntária.

Sem comentários: