segunda-feira, abril 30, 2007

Príncipe Albanês Leka apoia a independência do Kosovo

Os órgãos de comunicação social no Kosovo noticiaram em 26 de Março que o Príncipe Leka, príncipe real Albanês, exprimiu o seu total apoio à indepedência do Kosovo, cuja população é de maioria étnica albanesa.
O Prínincipe Leka não desempenha papel algum na vida pública da Albania, tendo os albaneses votado em referendo, em 1997, contra a restauração da monarquia.

A criação de uma Grande Albânia - que incorporaria o Kosovo na Albânia - não é um dos temas em destaque na vida política nem do Kosovo nem da Albânia.
Contudo, o Presidente Kosovar Fatmir Sejdiu assinalou o dia de aniversário de Leka, no dia 26 de Março, ao conceder-lhe uma audiência privada em Pristina.
"Vim ao Kosovo para exprimir o meu incondicional apoio ao trabalho que vêm realizando" disse o Príncipe à Radio-Television Kosova.

O pai de Leka, o Rei Leka Zog, teve uma atribulada e muito controversa carreira política na Albânia desde o derrube do regime comunista. Não é claro se o apoio à restauração da monarquia no Kosovo terá muitos adeptos.

Sem comentários: