segunda-feira, abril 30, 2007

Ingleses mais favoráveis à independência da Escócia que escoceses

A independência da Escócia recolhe mais apoio junto dos ingleses do que dos próprios escoceses, segundo uma sondagem publicada este domingo, quando os independentistas do partido nacional escocês se preparam para vencer as eleições de quinta-feira no Parlamento de Edimburgo.

Segundo a pesquisa realizada pelo instituto ICM para o jornal de domingo News of the World, 56% dos ingleses inquiridos, contra 41% dos escoceses, consideram que é tempo de acabar com a união politica entre os dois países, cujo 300º aniversário foi celebrado em Janeiro.
O inquérito revela igualmente que a maioria dos ingleses se opõe a um aumento das despesas a favor das famílias escocesas e considera que os deputados escoceses beneficiam de demasiados poderes em Westminster.

Depois da devolução concedida à Escócia em 1999, os deputados do parlamento escocês votam as suas próprias leis em matéria de educação e de saúde.
Mas em Westminster, os deputados saídos das circunscrições escocesas podem votar sobre as mesmas questões, mesmo que os seus eleitores não sejam envolvidos.
O partido nacionalista escocês (SNP) prometeu a realização de um referendo sobre a independência da Escócia se chegar ao poder após as eleições de quinta-feira, nas quais é apontado como favorito.
A Escócia é actualmente governada pelos trabalhistas em aliança com o partido liberal-democrata.

Sem comentários: