quinta-feira, março 04, 2010

Brasil e São Tomé assinam programa de cooperação de 4,26 milhões de euros

São Tomé e Príncipe e Brasil assinaram um programa de cooperação em diversas áreas, no valor global de 5,8 milhões de dólares (4,26 milhões de euros).

O financiamento abrange apoio técnico brasileiro à aplicação do salário mínimo em São Tomé e Príncipe, da segunda fase do programa de alimentação escolar, fortalecimento institucional da gestão de águas e apoio ao programa de prevenção e controlo da malária.
Do montante anunciado o Governo brasileiro assume 90% do valor, devendo a restante parte ser disponibilizada pelo Governo são-tomense.

O protocolo assinado marca o fim da visita de uma semana a São Tomé de uma missão da Agência Brasileira de Cooperação, que analisou diversos projectos de cooperação bilateral entre os dois países.
O embaixador brasileiro acreditado na capital são-tomense diz que "o Brasil está muito satisfeito com o andamento dos diversos projectos de cooperação" com São Tomé, sublinhando que "brevemente" será lançado outro projecto da maior importância. Será possivelmente o mais importante da nossa carteira de cooperação, referente ao centro de formação profissional em São Tomé e Príncipe, cujo edifício está a ser construído.
Em representação do Governo, a ministra da Defesa são-tomense manifestou "imensa satisfação" pela assinatura deste acordo, que considerou um "marco histórico naquilo que constitui a cooperação com o Brasil".
"Mais um passo foi dado nesta cooperação que hoje abrange diversos quadrantes, sobretudo no sector primário, que nós consideramos o mais nevrálgico do nosso país, pois esses projectos incidem directamente sobre a vida da nossa população", frisou Elsa Pinto.

Sem comentários: