segunda-feira, março 15, 2010

PM de Guiné-Bissau visita Portugal para reforçar cooperação

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, afirma que a visita oficial que realiza a Portugal esta semana visa o "reforço da cooperação" nos sectores da saúde, educação, defesa e economia.

"Portugal é um parceiro de desenvolvimento da Guiné-Bissau e pensamos que esta visita já era necessária não só para debater a nossa cooperação. Vamos tentar reforçar a nossa cooperação bilateral e multilateral e que empresários portugueses venham e continuem a investir na Guiné-Bissau, porque pensamos que há um bom ambiente de negócios", disse o chefe do Executivo guineense em conferência de imprensa.

Durante a estada em Lisboa o primeiro-ministro reúne-se na terça-feira com o presidente da República, Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro, José Sócrates, na quarta-feira. Gomes Júnior vai também encontrar-se com industriais portugueses.
Na quinta-feira a comitiva guineense segue para o Porto, onde vão decorrer encontros com várias entidades, designadamente com a autarquia local e empresários.
A delegação inclui os ministros dos Negócios Estrangeiros, da Defesa, da Educação, da Economia e da Saúde, e quatro secretários de Estado.
Acompanham também o primeiro-ministro dez empresários guineenses e elementos dos Banco da África Ocidental, Ecobank, Banco Regional de Solidariedade e Banco da União.

Sem comentários: