segunda-feira, março 15, 2010

Chávez pediu independência para ilhas do Caribe

O presidente venezuelano "atreveu-se" a fazer o pedido à rainha Isabel II de Inglaterra "para que acabe por dar a independência" às ilhas de Caribe que fazem parte da Commonwealth.

Chávez afirmou que o primeiro-ministro de San Vicente, Ralph Gonsalves [bisneto de madeirenses, e que visitou oficialmente Portugal em Abril de 2009] é "um homem de esquerda, um revolucionário".
Gonsalves perdeu em Novembro último um referendo "para acabar com a situação política que ainda têm, de que o chefe de Estado continue a ser a rainha de Inglaterra", afirmou Chávez.
Gonsalves, que fez campanha pelo "Sim" (que obteve 43,13%), afirmou durante o referendo que, apesar de não ter nada pessoal contra a Rainha Isabel II, acreditava que tinha chegado a altura de São Vicente e Granadinas deixar de ter um monarca como chefe de estado. Apesar disso a proposta constitucional não criaria o cargo de Presidente, pois, segundo ele um a presidência executiva teria demasiado poder naquele pequeno país.

"Deve apoiar-se San Vicente e Dominica, países que entraram na ALBA graças à valentia dos líderes, apesar das pressões do velho império inglês", reforçou Chávez.
São Vicente e Granadinas, assim como Dominica, fazem parte do acordo de cooperação energética Petrocaribe e da Aliança Bolivariana dos Povos da Nossa América (ALBA), ambos impulsionados pela Venezuela.

Sem comentários: