segunda-feira, março 15, 2010

Ismael Mussá eleito secretário-geral do Movimento Democrático de Moçambique

O deputado Ismael Mussá foi eleito secretário-geral do MDM - Movimento Democrático de Moçambique, no Conselho Nacional do partido reunido em Quelimane, segundo fonte partidária.

O presidente do partido, Daviz Simango, na sequência de uma consulta junto dos militantes, tinha já uma lista de quatro nomes para o cargo que, além de Ismale Mussá, incluía Bernabé Lucas Nkomo, João Colaço e Maria Moreno.
O nome de Ismael Mussá foi proposto por Simango e ratificado pelo Conselho Nacional (CN), que se reuniu durante dois dias em Quelimane.
O CN ratificou também a composição da nova Comissão Política, que integra nomes como Agostinho Ossore, Lutero Simango ou Domingos Manuel.

A escolha do secretário-geral e da Comissão Política concluiu os trabalhos de dois dias do partido, que juntou cerca de 100 pessoas.
O MDM elegeu nas últimas eleições legislativas oito deputados, apesar de ter sido impedido de concorrer na maioria dos círculos, alegadamente por deficiências nas candidaturas segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), algo que o partido sempre contestou.
O MDM aprovou também a proposta de plano e orçamento para este ano, no valor de 12 milhões de meticais (274.000 euros).

Simango, presidente do partido, pediu o empenho de todos para tornar o partido maior, e disse que o MDM é o "garante da democracia multipartidária" em Moçambique.
O MDM foi criado por Daviz Simango, autarca da Beira, depois de em 2008, nas eleições autárquicas, a RENAMO, partido a que pertencia, não o ter indicado de novo como candidato ao município. Daviz Simango acabou por concorrer como independente e ganhou as eleições na Beira, deixando a grande distância os candidatos da RENAMO e da FRELIMO, partido no poder desde a independência.
No ano passado Daviz Simango criou o MDM e assistiu-se então ao longo do ano à saída de dezenas de dirigentes da RENAMO para o novo partido. Nas eleições legislativas, apesar de não poder concorrer em nove círculos eleitorais (só concorreu em quatro) o MDM foi a terceira força mais votada e elegeu oito deputados.

[Assiste-se à tentativa declarada de desmembramento da RENAMO. E com a FRELIMO a bater palmas de alegria... A noção de multipartidarismo em Moçambique é feita a dois (de preferência só com um e que rime com ...AMO).]

Sem comentários: