quarta-feira, junho 30, 2010

Com a utilização ilegal da goldenshare do Estado português na assembleia-geral da PT, estão criadas as condições para uma batalha que acabará dia 8 de Julho, com a mais que certa decisão das instâncias europeias definindo a goldensghare portuguesa como uma aberração.

A utilização em desespero da goldenshare mostrou que o tão falado núcleo duro português, supostamente garantidor dos interesses de todos nós portugueses, não resistiu à natural mais-valia que resultaria da proposta da Telefonica.

Resultam também dois cenários: a Vivo vai ser alienada mais mês menos mês (os acionistas vão vender) ou a PT sofre uma OPA posterior ao fim da goldenshare e é vendida às postas aos espanhóis.

Não há, nem podia haver, qualquer noção de interesse nacional. Há, sim, o interesse económico habitual em operações deste calibre.
Tudo demonstrativo da real dimensão das maiores empresas do país, que são grandes neste pequeno rectângulo, pequenas à escala europeia e ainda mais pequenas à escala mundial.
Vou assistir de bancada às futuras declarações do primeiro-minsitro sobre o mais que provável cenário de perder a Vivo, ou em alternativa perder a PT.

Sem comentários: