O secretário geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, vai estar sexta-feira em Lisboa para preparar com o Governo português a cimeira de novembro, onde será aprovada a revisão do conceito estratégico da organização.
Naquela que será a primeira visita oficial a Portugal desde que assumiu o cargo de secretário geral da Aliança Atlântica, em agosto do ano passado, Rasmussen manterá encontros com o primeiro ministro, José Sócrates, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e com o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva.
O responsável da NATO visitará também a Assembleia da República e participará numa conferência organizada pela Universidade Católica Portuguesa.
“Dou muita importância ao contacto com as novas gerações quando visito um país membro”, afirmou Rasmussen a este propósito, acrescentando que a sua intervenção vai centrar-se “no futuro da Aliança”.
A cimeira de chefes de Estado e de Governo dos 28 países da NATO, que terá lugar a 19 e 20 de novembro deste ano, deverá ser dominada pela aprovação do novo conceito estratégico da organização (o último é de 1999) e também pelo processo de reforma das estruturas e comandos e o conflito no Afeganistão.
Sem comentários:
Enviar um comentário