terça-feira, junho 08, 2010

Portugal está entre 13 países mais pacíficos do mundo

De acordo com o relatório publicado esta terça-feira, em Londres, Portugal subiu um degrau face à lista de 2009, mas a actual posição compara com 7º alcançado no GPI de 2008.
O mundo tornou-se menos pacífico pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o quarto Índice Global da Paz (GPI - Global Peace Index) que este ano coloca Portugal entre os 13 países mais pacíficos num universo de 149 nações analisadas.

À medida que a economia global continua a vacilar, os dados deste ano mostram uma "intensificação dos conflitos e uma crescente instabilidade" relacionada com a retracção económica iniciada em 2008, com diversos países a enfrentar "acentuado aumento de homicídios, manifestações violentas e medo de serem vítimas de crimes", refere o relatório do projecto Vision of Humanity.

[As instituições políticas - leia-se Presidente da república e Primeiro-ministro - andam em guerrilha institucional há muito. Em pleno centenário da república é interessante ver o "mais alto magistrado da Nação" a ser repreendido constantemente por ministros e secretários de estado, com pastas mais ou menos políticas. E assim vai esta república de trazer por casa...]

Sem comentários: