O embaixador americano em Portugal, Allan Katz, defendeu hoje que o turismo dos EUA pode "ajudar a economia" nacional, lamentando a falta de informações transmitidas àquele público-alvo que desconhece o país.
Para o embaixador, que falava no seminário sobre Turismo e Segurança, promovido pela PSP, a decorrer em Gaia, "ao contrário de todos os outros esforços que estão a ser feitos pelo governo e setor privado, esta é provavelmente a única área onde a economia de Portugal pode crescer sem ser necessário gastar mais dinheiro".
Explicou que "já existe uma infraestrutura para uma indústria próspera de turismo e não é preciso olhar para além da própria cidade em que nos encontramos".
"Têm um óptimo aeroporto, um rio notável e uma bela comunidade, a Douro Azul e as suas viagens, as caves e muitas outras coisas que não precisam de ser alteradas. A única coisa que precisa de ser alterada é o número de pessoas a visitar", salientou.
Lamentou porém que "a maioria dos americanos não sabe nada sobre Portugal", considerando que "o maior problema é que a maior parte da informação sobre Portugal que vai para os EUA é dirigida às comunidades portuguesas norte-americanas", que "já sabem que Portugal existe e vêm a Portugal independentemente da informação que recebem do país".
Falando sobre o potencial de Portugal enquanto destino turístico, destacou que "quando um americano viaja para a Europa há várias coisas que são muito importantes".
"Vêm para a Europa para ver coisas antigas, boa comida e bom vinho", tudo coisas "que Portugal tem", justiçou.
Para além disso, acrescentou, "querem ainda sentir-se seguros e Portugal é talvez o país mais seguro da Europa para os americanos".
"Há muitos americanos que viajam muito para o estrangeiro e evitam locais onde veem demonstrações de violência, mesmo sendo em países onde normalmente iriam como a Grécia. Evitam também partes turbulentas do mundo, porque não as percebem, como o Egito e o Médio Oriente", referiu.
Por isso mesmo, "o país que tem as melhores ofertas para os americanos é Portugal" que apresenta "um ótimo produto a vender".
Como exemplo referiu que Portugal poderia duplicar os 250 mil turistas americanos por ano, só no estado da Flórida "que tem 18 milhões de pessoas".
"Deixem-nos ajudar-vos. Sabemos como promover bons destinos", rematou.
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