quinta-feira, julho 21, 2011

Paulo Portas anuncia reunião bilateral em Agosto sobre vistos para Angola

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, anunciou hoje em Luanda, que em agosto se realizará em Lisboa uma reunião bilateral entre Angola e Portugal para tratar do assunto dos vistos para cidadãos dos dois países.

Portas, que prestava declarações à imprensa no final de uma audiência não prevista no programa com o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, adiantou que o assunto foi abordado com o chefe de Estado angolano e que os dois governos estão empenhados "em dar um salto em frente nessa matéria".

Segundo o governante português, já foi dado o primeiro passo, que se refere à troca de documentos, e acertadas as posições entre as duas partes. "Era preciso a troca de documentos, o que já foi feito, marcar a reunião bilateral, que também já aconteceu, e como último passo chegar a um ponto de entendimento, que a breve trecho os estados alcançarão", disse Portas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, que foi portador de uma mensagem do primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, para o Presidente, sublinhou ainda que o encontro correu “muito bem”, e frisou que no decurso da reunião foi reafirmado o empenhamento do Estado português no reforço das relações com Angola.

Hoje de manhã o ministro das Relações Exteriores de Angola já manifestara, no seu discurso na sessão de abertura do primeiro encontro de alto nível entre responsáveis angolanos e portugueses no quadro do Memorando de Consultas Políticas entre os dois estados, rubricado em 2008, o desejo de se encontrarem soluções para os problemas entre os dois países.
Perante o seu homólogo português, Georges Chicoty disse que esta é uma oportunidade impar, porque as discussões permitirão aprofundar muitos aspectos do interesse dos dois estados.
Chicoty classificou a visita de três dias de Portas a Angola como uma demonstração da importância das boas relações entre ambos os países.

Na audiência concedida a Paulo Portas, o chefe da diplomacia angolana foi convidado a visitar Portugal ainda este ano.

Sem comentários: