Um terço dos alunos do oitavo nível de escolaridade dos Estados Unidos não identifica a relação entre as placas tectónicas próximas do Japão e os terramotos que aí têm lugar.
A América do Norte é maior que os EUA. Os EUA são maiores do que a Califórnia. A Califórnia é maior que Los Angeles. Metade dos estudantes do quarto ano de escolaridade dos EUA ouvidos num inquérito não conseguiu colocar por ordem descendente de dimensão estas regiões.
De acordo com o estudo “Nation’s Report Card”, da responsabilidade do Departamento da Educação norte-americano, 79% dos alunos do quarto ano que responderam a este teste mostraram um conhecimento básico ou inferior a esse nível.
Apenas 21% dos estudantes deste ano de escolaridade de ensino primário têm um conhecimento sólido sobre a Geografia e, destes, só 2% apresentaram um desempenho avançado da matéria.
Estes números mostram, contudo, uma melhoria relativamente aos resultados de 2001, o último ano em que foi realizado este teste.
Os alunos do oitavo e do 12º níveis de escolaridade do país também se situaram maioritariamente num conhecimento igual ou inferior a básico, sem grandes diferenças relativamente às provas realizadas uma década antes.
Das conclusões do estudo governamental, retira-se, por exemplo, que um terço dos estudantes do oitavo ano não percebe a relação das placas tectónicas próximas do Japão e os terramotos que aí têm lugar.
“A capacidade para ler um mapa parece ter-se tornado numa arte perdida”, declarou Shannon GArrison, membro do conselho que supervisionou estes testes. A dependência face à tecnologia será um motivo, aponta a declaração. Menos horas do ensino da Geografia e História e mais de Matemática e de Leitura são outra justificação.
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