terça-feira, julho 19, 2011

Guiné-Conacri: Presidente sobrevive a ataque na sua residência da capital

Um grupo fortemente armado atacou esta terça-feira a residência privada de Alpha Condé, Presidente da Guiné-Conacri. Segundo fontes presidenciais, o chefe de Governo conseguiu escapar sem ferimentos e encontra-se em segurança

Testemunhas afirmaram que o ataque ocorreu ao início da madrugada. “O Presidente estava cá, mas foi posto a salvo”, declarou uma fonte presidencial, acrescentando que partes da casa ficaram destruídas e outras foram danificadas pelas balas disparadas. Os atacantes fizeram explodir o portão principal com um lança-foguetes.
A rápida intervenção da guarda presidencial evitou danos maiores. No entanto, um dos guardas acabou por morrer e vários ficaram feridos, segundo informou Francois Fall, ministro do Governo.

Condé pediu calma após a ocorrência do ataque, numa emissão televisiva. “Os nossos inimigos podem tentar tudo, mas não podem impedir a marcha do povo guineense rumo à democracia", declarou Condé. "A democracia começou e vai continuar. Prometi-vos mudança, e se Deus quiser, é mudança que vai haver."

Até agora desconhece-se a identidade do grupo armado, no entanto já foi preso o antigo chefe do exército guineese, o general Nouhou Thiam, segundo disse a sua esposa. Thiam foi demitido pelo Presidente Condé logo após este ter assumido o cargo há sete meses.

As forças de segurança bloquearam estradas e estabeleceram barreiras militares em toda a cidade à procura de veículos suspeitos, enquanto a população permanece em casa. Uma reunião de emergência foi convocada esta tarde pelo primeiro-ministro Mohamed Said Fofanaesta com as figuras mais importantes do Estado e do exército do país.

Alpha Condé subiu ao poder democraticamente, em Dezembro de 2010, no que foram as primeiras eleições livres na zona oeste do continente africano, depois de um período de regime militar.

Sem comentários: