A renegociação do acordo com os EUA sobre a base das Lajes é um dos temas centrais da reunião desta segunda-feira, em Washington, entre o ministro José Pedro Aguiar-Branco e o secretário da Defesa norte-americano, Leon Panetta.
A nível oficial, a visita é apresentada como preparatória da Cimeira da NATO que se realiza em maio, em Chicago (Illinois), onde se prevê a tomada decisões no domínio da chamada Defesa Inteligente (Smart Defense, conceito que envolve a especialização dos países aliados em determinadas áreas para colmatar as lacunas de capacidades e compensar as generalizadas reduções orçamentais no setor militar).
Porém, a nível bilateral, o encontro de Leon Panetta e Aguiar-Branco vai ser dominado pela revisão do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os EUA (assinado a 1 de junho de 1995), que regula a presença dos militares norte-americanos na base açoriana das Lajes.
Após a reunião no Pentágono, a agenda de Aguiar-Branco inclui uma cerimónia de homenagem ao soldado desconhecido no cemitério de Arlington, onde se encontram os corpos dos militares americanos mortos em combate.
O governante português tem ainda prevista, para terça-feira, um encontro com responsáveis políticos americanos.
Sem comentários:
Enviar um comentário