quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Finlândia interessada em investir no mar português

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) adiantou esta quarta-feira que há empresas finlandesas que manifestaram interesse em estabelecer parcerias em Portugal no sector do mar.

"Portugal tem recursos únicos para a exploração do sector do mar" e os finlandeses "estão interessados em parcerias com empresas portuguesas" nesta área, disse Pedro Reis à margem da inauguração do centro tecnológico de suporte da Huawei, em Lisboa, um investimento de 10 milhões de euros, e da assinatura de um memorando de entendimento entre a empresa de origem chinesa e a AICEP.

Este interesse foi manifestado aos responsáveis portugueses durante uma visita à Finlândia, onde o presidente da AICEP também esteve presente.
Os finlandeses têm interesses na indústria do mar, na nanotecnologia, na construção de casas a nível marítimo ou na energia das ondas. No entanto, para que estes interesses se concretizem é necessário uma "nova lei de ordenamento do território marítimo. É preciso acelerar e faciliar as condições de exploração".

Assim que esta lei esteja concluída, será a vez da AICEP coordenar esforços para que estes investimentos entrem em Portugal.

Sem comentários: