quinta-feira, maio 31, 2012

Nós e os alemães: pobres e mal agradecidos

por Camilo Lourenço
in jornaldenegocios.pt
 
Philipp Röesler, ministro alemão da Economia, veio ontem a Portugal. Com ele veio um conjunto de empresários e a vontade de aumentar as compras a Portugal. Para um país intervencionado, onde até as crianças já conhecem a palavra "exportações", este facto devia ser suficiente para darmos ao assunto muita atenção.

Mas, surprise, surprise, ontem não houve jornal que tivesse posto o assunto em manchete. As opções foram várias, desde as "secretas" à visita dos príncipes das Astúrias…

É difícil entender isto. O relacionamento com Espanha é importante? É. Mas o que é que a visita de Felipe de Bourbon acrescenta à economia portuguesa? Já a viagem de Röesler, que não me lembro de ter visitado outros países intervencionados, tem importância capital. Não apenas porque o ministro está interessado em impulsionar as compras de produtos semi-acabados (oportunamente voltaremos a isto) a Portugal, mas porque na comitiva havia empresários à procura de oportunidades de investimento: temos uma flexibilidade de fazer inveja e os nossos activos estão a preços convidativos.

A importância do investimento alemão pode ser medida por outro factor: a esmagadora maioria das suas empresas criam valor, emprego, não pagam mal e têm produtividade superior à média (reflexo da qualidade da gestão). Mais: com raríssimas excepções, não investem hoje para desinvestir amanhã.

São coisas como esta que deviam merecer a nossa atenção (que melhor prova de confiança num país intervencionado do que as intenções de investimento estrangeiro?). Até para não passarmos para o exterior a ideia de que os alemães estão mais preocupados com o nosso futuro do que nós próprios.

Sem comentários: