Com mais 65 metros de comprimento que o mosteiro dos Jerónimos, em Belém, o gigantesco navio porta-contentores "MSC Deila", construído na Coreia do Sul, largou os estaleiros em abril e atracou agora no Terminal XXI do Porto de Sines na sua viagem inaugural.
O navio pertence à empresa MSC - Mediterranean Shipping Company e foi incluído no serviço ("Lion Service") de transporte marítimo de contentores, direto e semanal entre o Extremo Oriente e a Europa e fez em Sines a sua primeira escala num porto europeu.
O seu comprimento total é de 365,8 metros, a máxima largura do casco (a "boca" do navio) é de 51,2 metros, e é capaz de transportar uma carga total de contentores de 14 mil TEU (1 TEU é a medida padrão para um contentor de 20 pés). Para operar o "MSC Deila" é necessária uma profundidade até à linha de água (em função do seu "calado") de 16 metros.
O terminal de contentores de Sines, concessionado à PSA de Singapura - um dos maiores operadores mundiais de terminais de contentores - possui uma das melhores condições operacionais entre os portos europeus.
Recentemente, a Administração do Porto de Sines (APS), presidida por Lídia Sequeira, alargou e aprofundou ainda mais o canal de acesso ao cais de contentores, que agora possui uma profundidade máxima de 17,5 metros.
O Terminal XXI também foi recentemente aumentado, prolongando o comprimento do seu cais. A zona de arrumação de contentores também aumentou, tendo sido aterrada (foi ganha ao mar), entre o molhe do cais e a linha de terra.
O terminal XXI também possui o mais moderno equipamento de movimentação de contentores, com mega-gruas e pórticos de última geração cujos braços permitem alcançar tota a largura dos gigantescos porta-contentores, como o "MSC Deila".
No que se refere aos procedimentos administrativos relativos à carga e descarga de contentores, o Terminal XXI de Sines beneficia de um sistema de simplificação de procedimentos e efetua o despacho electrónico de navios e mercadorias - que elimina os tempos de espera nas escalas que estes navios gigantescos fazem nos portos.
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