sexta-feira, maio 25, 2012

Relações Indonésia/Portugal: "A Indonésia tem hoje uma postura amigável para Portugal"



Portugal e a Indonésia fecharam hoje um acordo para estimular as trocas comerciais entre os dois países. Vinte anos depois do massacre de Dili, Pedro Reis, presidente da AICEP, garante que hoje as relações bilaterais são "amigáveis" e vê com bons olhos o gigantesco mercado indonésio.

Esteve com o Presidente nesta visita à Indonésia. É um primeiro passo para uma nova agenda bilateral?
Nós viemos encontrar uma economia pujante, a crescer 3% ao ano. Depois de um período complicado [na altura da invasão a Timor Leste], a Indonésia tem hoje uma postura muito amigável para Portugal. São 250 milhões de habitantes, o equivalente a todo o mercado de lusofonia. É um mercado cada vez mais interessante para as empresas portuguesas.

O que leva destes encontros? E do memorando de entendimento que foi assinado hoje?
A nossa agenda passou sobretudo por aumentar a visibilidade das nossas empresas, mais do que captar investimento externo para Portugal. A Indonésia considera que temos particular competências nas áreas das energias renováveis, engenharia, aeronáutica e defesa, bem como no sector do turismo e da educação. Dentro desse enquadramento, dessas áreas é importante o protocolo que assinámos com o equivalente indonésio da AICEP. Será importante para trocarmos informações e para lançar uma nova fase nas relações bilaterais. A AICEP vai também organizar uma missão de empresários indonésios a Portugal. E o Presidente da República fez o convite ao presidente indonésio para visitar Portugal no próximo ano.

Qual é o atual saldo de investimento? E quais são as previsões para o futuro próximo?
Hoje, as exportações para indonésias representam 13 milhões de euros, enquanto que as importações ascendem a 87 milhões. Quanto ao futuro, esta foi uma viagem exploratória, para percebermos bem o contexto de investimento. A concretização dessa parceria começa agora.

Sem comentários: