quarta-feira, janeiro 31, 2007

China Daily dá destaque especial à visita de José Sócrates



A visita de José Sócrates à China tem hoje impacto na edição de Hong Kong do China Daily com uma grande fotografia do chefe do Governo Português a ilustrar um texto intitulado "PM quer mostrar um Portugal moderno".

Numa rara referência a temas portugueses ou a Portugal, o China Daily dá um grande destaque à visita de José Sócrates, cita declarações do líder do Governo à chegada a Pequim, revela as suas perspectivas sobre a viagem e dá conta do programa oficial até ao final do dia de sexta-feira, quando a comitiva governamental sair de Xangai rumo a Macau.
Na imprensa de língua inglesa e portuguesa de Macau, a visita do chefe do governo português à China é um tema abordado por todos os títulos embora apenas no Jornal Tribuna de Macau e no Hoje Macau mereça honras de primeira página.

No Jornal Tribuna de Macau, uma foto de José Sócrates a ser recebido em Pequim ocupa grande parte da primeira página, para dar destaque à segunda principal notícia da edição. No Hoje Macau, apenas uma referência às declarações do primeiro-ministro sobre Macau surge na capa, que destaca como tema principal mais um episódio do alegado caso de corrupção que envolve um ex-membro do governo de Macau.

Ainda em português, e apesar de dedicar algum espaço ao tema, o Ponto Final não chama à primeira página a visita de Sócrates à China enquanto que o Macau Post Daily, de língua inglesa, refere no interior o início da visita do primeiro-ministro português.

Sem comentários: