segunda-feira, janeiro 15, 2007

Escócia e Inglaterra de costas voltadas

O ministro das Finanças e número dois do Partido Trabalhista britânico, Gordon Brown, alertou ontem para os riscos de desaparecimento da união entre a Inglaterra e Escócia.
Brown, que se prepara para assumir o cargo de primeiro-ministro ainda este ano, levantou o debate num artigo publicado, ontem, pelo diário "Daily Telegraph", acusando os rivais conservadores de apoiarem o movimento nacionalista.

O alerta surge nas vésperas do terceiro centenário da união entre os parlamentos inglês e escocês - que se celebra na terça-feira - e a meses das próximas eleições na Escócia (marcadas para 1 de Maio), nas quais se prevê uma vitória do Partido Nacional Escocês (SNP) e um provável debate sobre a independência da Escócia. Brown, ele próprio escocês, afirmou que tal vitória poderá representar uma linha divisória entre "os britânicos que defendem os valores comuns da união e aqueles que oportunisticamente querem colocar em risco o futuro da união".

Mas, segundo o SNP, Brown "não tolera a ideia de a Escócia poder escapar ao poder dos trabalhistas nas vésperas da sua entrada em Downing Street". Segundo uma sondagem realizada pelo diário "Daily Mail", 51% dos escoceses aspiram a um futuro independente no seio da União Europeia, enquanto que 48% dos ingleses são favoráveis a tal independência porque, afirma a maioria, a Escócia tem demasiado poder político.

Sem comentários: