terça-feira, janeiro 02, 2007

Irlandês passa a 23ª língua oficial da União Europeia

A língua nacional da Irlanda passará a ter estatuto oficial na União Europeia a partir de 1 de Janeiro de 2007, elevando para 23 o número de línguas oficiais.

A mudança resulta de um acordo celebrado em Junho de 2005 que conferiu ao irlandês o estatuto de língua de redacção do Tratado a partir de 2007, pelo que o inglês já não é a única língua oficial da Irlanda na União Europeia.

O tratamento dispensado à nova língua não será exactamente igual ao das outras línguas oficiais da União Europeia. As instituições da União Europeia não terão de traduzir toda a legislação para irlandês, essencialmente por razões práticas.

Uma sondagem realizada em 2002 revelou que 40% da população da Irlanda sabe falar irlandês, dos quais mais de um terço declarou falar esta língua diariamente.

A diversidade linguística continua a ser um tema de grande actualidade na União Europeia. Outras línguas faladas em países da União Europeia, como o catalão, o basco e o galego, já têm um estatuto semi-oficial e poderão em breve obter o estatuto oficial. Todavia, os custos daí resultantes serão suportados por Espanha.

Sem comentários: