segunda-feira, janeiro 08, 2007

Uma plataforma de afirmação portuguesa

Irá começar a ser distribuída uma das mais notáveis obras de afirmação cultural nacional dos últimos anos: documentário "Lusofonia, A Revolução".

Nasce assim um projecto que nos dá a conhecer uma herança cultural que torna Portugal, em conjunto com outros países de língua portuguesa, num país mais cosmopolita e moderno dando voz a um movimento que toca já 220 milhões de pessoas do mundo e com um potencial de chegar a muitos mais.

Pegando justamente nessa herança cultural, a empresa produziu e financiou um dos mais notáveis projectos culturais de projecção de política externa jamais feito em Portugal, o documentário "Lusofonia, A Revolução". Curiosamente teve de ser através da iniciativa privada que este projecto nasceu, tirando proveito de uma verdadeira "Revolução" que está a decorrer nas ruas. A formação de músicos em todos os países de expressão portuguesa estão em destaque neste filme. De uma forma inteligente e dinâmica o documentário oferece uma panorâmica sucinta mas verdadeiramente esclarecedora de um movimento cultural que se desenvolve há séculos, optando por não excluir nenhum movimento, seja o fado, a música de intervenção, as mornas, o kuduro, a Pop, o Rock, etc. Todos estes estilos unidos numa só expressão: a Lusofonia.

O projecto terá nascido através da Red Bull Music Academy, uma iniciativa que nasceu em 1998, que reúne Djs, músicos e produtores, concretizando-se posteriomente este documentário.
O documentário está dividido em cinco capítulos onde a música serve de plataforma de entendimento e projecção da cultura portuguesa, onde se constata que Portugal é hoje um país cosmopolita, onde a mestiçagem serve de "melting pot" para uma série de vivências e experiências perfeitamente diluídas nos comportamentos dos jovens de hoje em dia, um segmento que encontra eco no Hip Hop português, com intervenientes como Chullage, Da Weasel, Sam The Kid, Valete, etc. No entanto a lusofonia musical não se esgota no Hip Hop, com a existência de muitos mais géneros, todos com uma matriz em comum: a língua e cultura portuguesa.
Mas existem mais expressões, através das quais a influência de nomes como Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, todo o movimento MPB, o Duo Ouro Negro -sobre o qual se faz uma pequena homenagem a Raúl Indipwo recentemente falecido - poderam ter uma influência sobre uma nova geração que contribui actualmente para uma imagem mais rica e moderna de Portugal, não associada ao "Manuel e à Maria."

Sem comentários: