segunda-feira, julho 07, 2008

BNP Paribas deslocaliza para Lisboa

OS FRANCESES do BNP Paribas Securities Services vão deslocalizar parte das operações relativas ao “Disaster Recovery Plan” para Lisboa, num projecto em duas fases.

O banco irá contratar 274 colaboradores nacionais para as instalações em Lisboa até 2010, ficando 50% da operação a desenvolver-se em Paris e a outra metade em Lisboa (numa 2ª fase poderá contratar mais 200 colaboradores).
O projecto, denominado “Dual Office Lisboa”, tem por objectivo replicar as operações bancárias nos mercados europeus, permitindo em caso de sinistro (tipo “11 de Setembro”) e num tempo inferior a duas horas, a recuperação da operacionalidade informática e de toda a informação existente do grupo em todos os mercados. O investimento será da ordem dos 3,5 milhões de euros para instalações, equipamentos e informática e mais 5 milhões de euros para a formação
a decorrer ao longo de três anos, revelou Alexandre Canadas, director do BNP Paribas Securities Services.
O evento para o anúncio da escolha de Lisboa pelos franceses mereceu a presença do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, assim como do chairman do BNP Paribas, Michel Pebereau. A opção é relevante sobretudo porque acontece numa altura em que vários grupos financeiros
europeus e norte-americanos estão a procurar deslocalizar este tipo de operações para países como a Índia. Teixeira dos Santos disse que este projecto apenas é possível pelas boas infraestruturas de telecomunicações do país.

Sem comentários: