terça-feira, julho 01, 2008

Líbia: Tripoli quer investir e pede também investimento luso

A Líbia quer investir fortemente em Portugal, onde se encontra presente já através da cadeia de hotéis Corinthia, estando receptiva ao investimento português no país, afirmou Mustapha Zarti.
Segundo Zarti, vice-presidente da Autoridade Líbia de Investimentos (ALI), entidade que coordena todo o investimento líbio no estrangeiro e estrangeiro na Líbia, as autoridades de Tripoli pensam que Portugal tem boas potencialidades em vários domínios.

Zarti falava durante um encontro no Ministério Economia, em Lisboa, na presença de Manuel Pinho, com um conjunto de empresas lusas, a quem apresentou as potencialidades de investimento português na Líbia. Na ocasião, o presidente da ALI, Seif Al-Islam Al Kadhafi, falou nesse sentido para uma plateia que incluía representantes da GALP, Petrogal, EDP, Partex, BES, CGD, Visabeira, Teixeira Duarte e Monte Adriano. O filho de Muammar Kadhafi, é o principal responsável pela abertura da economia líbia ao exterior, através de medidas para captar investimento estrangeiro.
Ambos os responsáveis líbios estão em Lisboa desde domingo, para uma visita de carácter prospectivo, que termina terça-feira, dia em que terão um encontro com o primeiro-ministro José Sócrates. Sócrates tem prevista uma deslocação à Líbia ainda este mês, tendo como pano de fundo o incremento das relações comerciais, sobretudo depois do aumento das relações políticas, na sequência da abertura, em 2007, de uma embaixada em Tripoli.

Desde a abertura da Embaixada que o volume de negócios não pára de aumentar e sabe-se que 7 empresas portuguesas já assinaram contratos com as autoridades líbias, 6 estão na fase negocial e 13 nos contactos preliminares. No primeiro caso estão empresas OGMA - Industria Aeronáutica, Metalcertima (equipamentos de construção), Hagen e Way2B ACE (ambas da construção), Atral Cipan (medicamentos), Interhoser (investimentos) e Cerealis (produtos alimentares). No segundo caso (fase negocial), estão a GALP (hidrocarbonetos), Secil (cimento), Teixeira Duarte (construção), Consugal (consultoria), Alfa (botijas para gás) e Petrotec (equipamento para estações de serviço). Das 13 restantes que já estabeleceram contactos, destacam-se BES, Efacec, Edifer, Hidroprojecto e Air Condor.
Nas trocas comerciais, a balança é claramente favorável à Líbia (455,7 milhões de euros), o investimento é praticamente nulo, tal como a presença cultural e é também na esfera política que Lisboa quer ter trunfos, tal como aconteceu durante a Presidência Portuguesa da UE (Julho a Dezembro de 2007).

Sem comentários: