quinta-feira, julho 03, 2008

Martifer Solar implementa instalação solar fotovoltaica mais alta do mundo

A Martifer Solar (MS) foi responsável pela engenharia e montagem da instalação solar fotovoltaica da Torre de Cristal (TC), situada no topo do arranha-céus madrileno com 245 metros de altura.

A instalação de integração arquitectónica usa silício policristalino com tecnologia vidro-vidro da companhia La Veneciana de Saint-Gobain, empresa que desenvolveu os materiais de construção, explica a Martifer em comunicado. Esta instalação da TC é até hoje o projecto solar fotovoltaico mais alto do mundo.
A implementação da cobertura solar fotovolvaica foi um grande desafio de engenharia e instalação para a MS. A altura e as características do edifício fizeram com que fossem necessários alpinistas para levar a cabo a instalação dos vidros, de 120 kilos cada um, que continham as células fotovoltaicas”, acrescenta o comunicado. A cobertura, de 285 m², gera mais de 32 KW, no pico da exposição solar, energia que é destinada à alimentação do edifício, contribuindo com isto para o seu abastecimento e auto-suficiência energética.

A instalação solar fotovoltaica da TC foi um contrato levado a cabo pela companhia vidreira La Veneciana de Saint-Gobain que contratou a MS para a execução do projecto e também para a tarefa de instalação. “Esta cobertura da TC foi para a MS uma dos seus projectos mais emblemáticos no que diz respeito a integração arquitectónica, já que é um importante marco que demonstra bem a capacidade da empresa para enfrentar e superar obras de grande complexidade técnica”, refere a empresa liderada por Carlos Martins.

Sem comentários: