quarta-feira, julho 02, 2008

Espanhóis devem investir mais de 2 mil milhões em Portugal

Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola (CCILE) estuda as empresas de capital espanhol no país.
As empresas espanholas devem investir mais de 2 mil milhões de euros em Portugal nos próximos quatro anos, tornando o país vizinho num dos maiores investidores estrangeiros.

"Contabilizando os novos projectos de investimento espanhol previstos para o nosso país, é de esperar uma forte aposta de grupos espanhóis, tendo em conta projectos como o da La Seda, da Repsol, Pescanova, Chamartín ou o da Abertis", refere um estudo da CCILE sobre as "Empresas de capital espanhol em Portugal".
O presidente da instituição, Enrique Santos, no almoço/conferência para apresentação do estudo, salientou ainda que Espanha já ultrapassou a França em termos de investimento directo dirigido a Portugal, ocupando a terceira posição em 2007. À frente fica apenas a Alemanha e o Reino Unido.

Espanha é ainda "o maior parceiro comercial do nosso país, absorvendo 29% das nossas exportações e, mesmo este ano, as vendas para os vizinhos continuam a crescer a bom ritmo", considera a CCILE. A instituição tem em conta que, em 2007, as exportações portuguesas totalizaram os 9.070 milhões de euros (mais 5,9%), enquanto que as importações ascenderam a 15.173 milhões (mais 3,1%), um diferencial que Enrique Santos considera "normal".

E aumenta cada vez mais a dependência de Portugal em relação ao país vizinho...

Sem comentários: