terça-feira, outubro 21, 2008

Agenda intensa "afasta" Cavaco da Cimeira Ibero-Americana

Por incrível que pareça, Sua Excelência O Senhor Presidente da República não estará presente da XVIII Cimeira Ibero-Americana, que se realiza no final do mês em El Salvador a 29, 30 e 31 de Outubro, por entender como "inconveniente" fazer esta deslocação, depois da "agenda internacional muito intensa" que teve este ano, que o levou a fazer desde Janeiro a "quatro viagens inter-continentais".

O Presidente está cansadinho, ou então está a preparar mais algum discurso urgente ao País, sobre um assunto da máxima importância...
As prioridades da nossa política externa estão mais uma vez à vista. Depois da ausência do Ministro da Cultura da Conferência sobre a língua realizada no México, agora o excelso Presidente não se quer chatear muito. A pergunta é: além de Sócrates, quem representará o País na Cimeira? Resposta óbvia: Sócrates, oficialmente diz-se que a presença do Chefe de Estado não é "obrigatória". Em Espanha, quando o Rei está cansadinho, faz-se representar por alguém com legitimidade para tal: O Príncipe herdeiro Filipe de Bórbon. É parecido...

Para que se saiba, a primeira viagem de Cavaco este ano ao estrangeiro decorreu em Fevereiro, nos 10 e 11, em León. Ainda em Fevereiro, realizou uma visita oficial à Jordânia, entre os dias 16 e 18.
Em Março, o Presidente esteve ainda no Brasil, entre dia 6 e 9, e no final do mês, de 24 a 26, realizou uma visita de Estado a Moçambique.
Em Setembro, por ocasião da abertura da 63ª Assembleia Geral das Nações Unidas, Cavaco deslocou-se também a Nova Iorque.
Cerca de três semanas antes, o chefe de Estado esteve em visita de Estado na Polónia e na Eslováquia.

Sem comentários: