segunda-feira, outubro 06, 2008

Governo açoriano vai contratar empresa para lobby junto de UE

O Governo açoriano vai contratar os serviços de uma empresa especializada para fazer lobby junto das instâncias europeias, potenciando a rede de contactos e capacidade interventiva na pré-elaboração de legislação comunitária de interesse regional.

O director regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Oliveira, adiantou que a contratação deste serviço visa "chamar a atenção para as nossas potencialidades e condicionalismos contactando directamente com os responsáveis pelas pastas que interessam aos Açores".
O concurso para a prestação de "serviços de lobby a favor da Região Autónoma dos Açores" junto das instâncias europeias foi hoje publicado no Diário da República e em breve sairá no Jornal Oficial da Comunidade Europeia, indicou.
Oliveira explicou que a apresentação de candidaturas terá início em Novembro, sendo posteriormente feita uma pré-selecção de cinco empresas finalistas, a quem o Governo Regional vai pedir que apresentem em concreto a sua forma de actuação e custo.

Transportes, política regional, fundos comunitários, politica de coesão e investigação são alguns dos pontos da agenda legislativa a nível europeu que interessam, particularmente, ao arquipélago e onde os serviços da empresa especializada em lobby poderão ser úteis à região.
"Uma empresa de lobby, com uma estrutura permanente de contactos, pode alertar-nos anteriormente para a pré-elaboração legislativa de assuntos como o mar, ambiente e alterações climáticas", afirmou Oliveira, alegando que este serviço "não substitui a acção do Governo é antes uma mais valia".
Escusando-se a avançar quanto vai custar à região este serviço, Oliveira considerou que não está inviabilizada a abertura de um escritório dos Açores em Bruxelas para fazer lobby, mas assegurou que por agora esta hipótese "não está em cima da mesa".

Sem comentários: