terça-feira, outubro 28, 2008

Sócrates e Lula da Silva reúnem-se hoje para reforçar afirmação da língua portuguesa no mundo

A ideia é subscrita pelos representantes da política externa do Portugal e do Brasil: a afirmação da língua portuguesa no plano internacional é fundamental. Por isso a questão será um dos temas centrais da IX Cimeira Luso-Brasileira, que decorre hoje, em Salvador da Baía.

O primeiro-ministro, José Sócrates, e o Presidente do Brasil, Lula da Silva, pretendem também reforçar as relações económicas e comerciais entre os dois países, através da assinatura de vários acordos de cooperação - entre o governo do estado da Baía, a Universidade Federal da Baía e a Portugal Telecom, por exemplo. Os temas prementes da agenda mundial, como a crise financeira, devem igualmente ser abordados por Sócrates e Lula.

Uma das principais intenções do encontro, em que participam os ministros da Cultura de Portugal e do Brasil, António Pinto Ribeiro e Juca Ferreira, respectivamente, consiste em criar condições para que o Português se consolide como uma língua de referência no sistema internacional. E possa ser adoptada como idioma nas Nações Unidas e restantes organizações. Luís Amado frisou que a possível integração do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, uma forte reivindicação de Lula da Silva, vai contribuir para a difusão da língua portuguesa. Tanto Amado como Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores do Brasil, consideram que essa tarefa está facilitada com a entrada em vigor do acordo ortográfico. Os dois países vão ainda estimular programas de ensino nos restantes países da CPLP - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.José Sócrates chegou ontem a Salvador da Baía. Ao início da noite, 23h em Lisboa, recebeu representantes da comunidade portuguesa no navio-escola Sagres.

Sem comentários: