terça-feira, dezembro 22, 2009

Petróleo: São Tomé e Nigéria criam comissão militar

São Tomé e Príncipe e a Nigéria vão criar uma Comissão Militar Conjunta de Defesa para manter condições de segurança no Golfo da Guiné, onde se encontra a área de exploração de petróleo dos dois países.

"Os recentes desenvolvimentos da segurança no Golfo da Guiné, especialmente no tráfico de armas e munições, tornaram-se sérias preocupações", afirmam os dois países em comunicado conjunto hoje noticiado pela imprensa nigeriana.
O acordo para criação da Comissão resultou de um encontro entre o vice-Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, e o primeiro-ministro são-tomense, Rafael Branco, que decorreu segunda-feira em Abuja, Nigéria.

[A influência regional da Nigéria a fazer-se notar, tendo em conta os interesses que o país tem na prospecção e exploração do petróleo de São Tomé. Mesmo com o "detalhe" de a maioria da população do país viver na pobreza absoluta, a Nigéria é o 7º exportador mundial de petróleo e está entre os 15 países com maiores reservas provadas. É o 2º maior centro bancário da África sub-saariana, só suplantado pela África do Sul e seguido de Angola. Tem um dos crescimentos mais rápidos do mundo: cresceu 9% em 2008, prevendo-se que alcance os 8,3% em 2009. Trata-se de um interlocutor com que os aliados mundiais contam para a paz regional e continental.]

Sem comentários: