quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Luís Amado de visita ao Chade, Mali e Burkina Faso

O ministro dos Negócios Estrangeiros começa esta quarta-feira, no Chade, uma viagem a três países africanos para encontros bilaterais e para analisar as relações entre a União Europeia (UE)e a União Africana (UA).

Dois anos depois da cimeira que reuniu em Lisboa os países dos dois blocos, Luís Amado parte de Adis Abeba, onde esteve, nos últimos dias, na qualidade de observador da Cimeira da UA, que decorre na capital etíope, e é aguardado à tarde no Chade.
Em Djamena, o chefe da diplomacia portuguesa tem encontros previstos com o seu homólogo, Moussa Faki, com o Presidente da República, Idriss Deby, bem como com o líder da missão da ONU no país (MINURCAT), o português Victor Ângelo.

Na quinta feira, Amado visita um campo de refugiados no Leste do Chade, que abriga milhares de refugiados dos conflitos no Darfur e na República Centro-Africana, e também o campo militar da MINURCAT.
Os encontros bilaterais e o desenvolvimento das relações entre a UE e a UA voltam a ser o pano de fundo da paragem seguinte do ministro dos Negócios Estrangeiros, na sexta feira, no Mali e no Burkina Faso, antes do regresso a Lisboa, no mesmo dia.

Sem comentários: