quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Portugal abre primeira feira temática na Líbia

A capital líbia vai receber entre 15 e 18 de fevereiro a primeira feira temática dedicada a Portugal, que prevê reunir cerca de vinte empresas portuguesas, disse fonte diplomática.

Além da Feira Internacional de Tripoli, em Abril, as autoridades líbias incentivam a realização de mostras temáticas de países e, pela primeira vez, Portugal vai desenvolver uma organização com as suas empresas.
Segundo o embaixador de Portugal em Tripoli, "estão inscritas cerca de vinte empresas, a maioria das quais do sector de materiais de construção". Rui Aleixo informou que o convite partiu do Governo líbio e a organização da feira foi promovida pela Embaixada de Portugal e pela Confederação Empresarial de Portugal, estando a decorrer uma campanha publicitária na televisão e rádio da Líbia, bem como através de cartazes nas ruas de Tripoli.
O diplomata salientou o bom momento das relações entre os dois países e recordou que o sector da construção, público e privado, está em expansão na Líbia, com destaque para o programa de habitação, criado pelo Governo de Tripoli, que prevê 250 mil novos apartamentos.

Dois consórcios portugueses, Ferreira e Mesquita e W2B, mantêm investimentos no país no sector da construção, mas Rui Aleixo destacou também a presença das OGMA e de várias empresas na área de consultoria e projecto.
Em 2009, o valor total das exportações para a Líbia atingiu 27 milhões de euros e o das importações, a maior parte petróleo, somou cerca de 300 milhões de euros.

Sem comentários: