sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Venezuela quer cooperação com Cabo Verde no 2.º trimestre

A Venezuela pretende realizar a primeira reunião de uma comissão mista de cooperação com Cabo Verde já no segundo trimestre deste ano, afirmou hoje, na Cidade da Praia, fonte governamental venezuelana.

Reinaldo Bolívar, vice-ministro das Relações Exteriores para África venezuelano, falava aos jornalistas no final de uma audiência com o Presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, a quem manifestou a vontade do Executivo de Hugo Chávez em alargar as actuais relações comerciais bilaterais. Cabo Verde e a Venezuela estabeleceram relações diplomáticas em 2006, mas nenhum dos países ainda montou a respectiva embaixada, apesar de, em Setembro de 2009, o assunto ter sido discutido durante uma visita de trabalho que o chefe da diplomacia cabo-verdiana, José Brito, efetuou a Caracas. Na ocasião, José Brito assinou um acordo para a promoção da cooperação e desenvolvimento de projectos na área da energia, tendo ficado no ar a vontade de a Venezuela, uma dos maiores produtores de petróleo, construir, de raiz, uma refinaria no arquipélago, assunto que tem estado em "banho-maria". Hoje, Bolívar, questionado, evitou tocar no assunto, limitando-se a confirmar que há a intenção de "cooperar" com Cabo Verde nesse sector, a par de outros, como os do comércio, economia, agricultura, social e técnico-militar, tal como ficara já definido no acordo rubricado em Caracas.

Bolívar, acompanhado por uma delegação de outros cinco altos funcionários da administração venezuelana, entre eles a vice-ministra das Indústrias Básicas e Mineiras, Isabel Delgado, e pelo Director Geral do Petróleo, Alexandre Pinto, visitou Cabo Verde durante apenas algumas horas, depois de uma digressão por países da região oeste-africana, entre eles a Guiné-Bissau. A delegação venezuelana reuniu-se também com vários elementos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, na ausência no estrangeiro de José Brito, tendo só sido divulgado à imprensa o encontro de "cortesia" com Pedro Pires.

Segundo os termos do acordo assinado em Caracas, a Venezuela disponibilizou-se também para atribuir 40 a 50 bolsas a estudantes cabo-verdianos, bem como na cooperação entre as duas televisões públicas - RTC e Telesur -, através de um protocolo que privilegia intercâmbios e troca de conteúdos. Fonte da Presidência cabo-verdiana disse que Cabo Verde "tem interesse" em ter a Venezuela como parceiro, numa estratégia de aproximação que, "indubitavelmente" contribuirá para a diversificação da rede da cooperação do arquipélago. Durante a visita que efectuou a Caracas, José Brito entregou a Hugo Chávez uma mensagem de Pedro Pires, que o convidou a visitar oficialmente Cabo Verde, numa data a definir pelas diplomacias dos dois países e que ainda está por fixar.

Sem comentários: