sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Quatro cooperativas do Alentejo investem 11 milhões, com 4 milhões do PRODER

Quatro cooperativas agrícolas do Alentejo, dedicadas aos sectores do azeite ou do vinho, vão investir 11 milhões de euros, com incentivos de 4 milhões do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), na sua modernização tecnológica e capacitação comercial.

A CARMIM, a maior adega cooperativa nacional, é uma das quatro cooperativas agrícolas alentejanas englobadas neste "pacote" de incentivos do PRODER, com o investimento global mais elevado, 4,84 milhões de euros.
Fonte do MADRP revelou que o apoio do PRODER para a "modernização da adega" da Carmim, com cerca de 1.000 associados, é de "1,85 milhões de euros".
Também dedicada ao sector do vinho, a Adega Cooperativa de Portalegre vai avançar com o projecto para as suas novas instalações, num investimento de 2,7 milhões de euros, com um apoio de 745.000 euros do PRODER.

Já a "modernização e ampliação das instalações de produção oleícola" da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (Beja) envolve um investimento de três milhões de euros, com o apoio do PRODER a chegar aos 1,2 milhões de euros.
A outra beneficiária da cerimónia de sábado, adianta a fonte do MADRP, é a Cooperativa Agrícola de Portalegre, que pretende investir 450.000 euros na "modernização do lagar", com uma comparticipação de 155.000 euros do PRODER.
O investimento da Carmim, revela o seu director-geral, José Canita, visa "aumentar a capacidade de engarrafamento" "porque o mercado está cada vez a exigir mais produtos" da empresa, e "aumentar a qualidade dos vinhos" produzidos. "É um projecto que vamos iniciar agora, para estar concluído em 2011", disse, realçando tratar-se, por exemplo, da "ampliação do pavilhão de engarrafamento de vinhos, para maior capacidade de armazenagem".
A Carmim, que já exporta os seus vinhos para 26 países, vai também, neste âmbito, adquirir "mais uma linha de engarrafamento", para passar de uma capacidade actual de "15.000 garrafas por hora" para "21.000 garrafas/hora".

Sem comentários: