terça-feira, abril 05, 2011

Financial Times: "Receios de uma década perdida provocam luta eleitoral brutal"

O jornal britânico faz hoje manchete com Portugal, onde destaca as preocupações crescentes face a um incumprimento da dívida e sublinha que cada vez menos pessoas acreditam que o País vai evitar a ajuda externa, "com a notável excepção de José Sócrates".

O jornal assinala a forte subida dos juros da dívida – que esta manhã superaram os 10% na maturidade a cinco anos – e a crise política que o País vive desde o chumbo do PEC IV na Assembleia da República no passado dia 23 de Março.
"Portugal precisa de um resgate internacional. Isso é certo. Poderá ter que reestruturar a sua dívida, o que poderá afectar outros países", afirma o analista Marc Chandler, analista da Brown Brothers Harriman, citado pelo diário britânico.

Mesmo em Portugal, prossegue o Financial Times, cada vez menos políticos, com a notável excepção de José Sócrates e do seu Governo, acreditam que Portugal vai escapar a um resgate internacional.
Em entrevista concedida ontem à RTP, o primeiro-ministro deu três razões para justificar que se evite o pedido de ajuda externo: reputação do País, medidas de austeridade mais severas e o facto de Portugal ficar afastado dos mercados de financiamento.

"Há um ano que luto incansavelmente para defender Portugal. As coisas estão muito mais difíceis. Ao longo destas semanas [desde o chumbo do PEC IV] verificámos o que aconteceu", nomeadamente em relação ao "rating" e aos juros que estão a cobrar a Portugal, mas "continuarei a fazer o meu melhor para que Portugal possa escapar a esse cenário", reiterou o José Sócrates.

O Financial Times recorda que amanhã o País vai emitir dívida de curto prazo no valor de dois mil milhões de euros mas sublinha que a grande dificuldade financeira está reservada para Junho, quando Portugal precisa de sete mil milhões de euros para pagar reembolsos e juros da dívida.
O colapso do Governo poderá atrasar o pedido de ajuda para além de 5 de Junho", escreve o jornal britânico. "As autoridades europeias acreditam que Portugal pode chegar a Junho sem um resgate internacional mas este tema vai ser debatido na próxima sexta-feira pelos ministros das Finanças", recorda o Financial Times.


Década perdida?
Numa análise à crise política que se vive em Portugal, na sequência do chumbo do PEC IV, o Financial Times começa por escrever que o Partido Social-Democrata ainda não foi capaz de apresentar as medidas necessárias para combater a crise económica do País.

"Pedro Passos Coelho, líder do PSD, rejeitou apresentar as suas medidas em detalhe, afirmado que a verdade sobre as contas públicas só é conhecida pelo Governo", refere o jornal.
"A principal questão é saber se Portugal consegue evitar outra 'década perdida' de baixo crescimento", disse Emilie Gay, economista na Capital Economics.

Sem comentários: